O álcool é um coadjuvante, não deve ser nunca o personagem principal

O álcool é um coadjuvante, não deve ser nunca o personagem principal
Photo by Food Photographer | Jennifer Pallian / Unsplash

O ato de beber em casa para tirar o estresse pode ter alguns problemas. Na verdade, somente o fato de associar o álcool com estresse já é um problema, pois termina sendo usado como alívio e isso cria um ciclo vicioso complexo.

E eu estava nesse ciclo. Eu bebia todos os finais de semanas, toda sexta-feira, sábado e domingo. Sempre, toda semana. E os danos estão sendo enormes. Ou melhor, estavam sendo.

Como uma forma de evitar quaisquer problemas, eu decidi que é hora de parar esse ciclo vicioso horrível.

Reduzindo a bebida e parando de beber em casa sozinho

O contexto principal de beber é na socialização, seja entre amigos, namorados, família. Quando você sai desse contexto de socialização e usa o álcool como uma muleta ou uma forma de escape, significa que o álcool perdeu seu propósito inicial e se transformou, na verdade, em outra droga.

Sem falar, claro, nos custos com a saúde e os custos financeiros. No fim, beber não compensa.

Isso significa que eu estou parando de beber de vez? Não exatamente. Eu não acho que deixar de beber de vez seja uma vitória realmente, mas apenas fuga da situação. O que vou fazer é seguir o que de fato o Moderation Management prega: não mais de 14 drinks por semana, e não mais de 4 drinks por ocasião, e claro: não beber mais do que 3-4 dias por semana. O drink é: 1 lata de cerveja tamanho normal (350 ml), 1 taça de vinho ou 1 copinho de licor/bebidas com 40% de álcool.

Isso é uma redução significativa do que eu estava bebendo antes (eu geralmente comprava 12 garrafas de cerveja ou mais).

Além disso, as seguintes bebidas estão proibidas aqui em casa (e na minha vida também):

  • Cerveja de qualquer tipo - até Michelob Ultra
  • Aguardente/cachaça - permitindo apenas cachaça artesanal
  • Whisky - não gosto mesmo 😂

Em contrapartida vou fazer uso de vinho e novamente, seguindo o dito pelo Moderation Management. Ao invés de beber para "desestressar" o pensamento certo seria: vou me reunir com os meus amigos para desestressar. O álcool é apenas um coadjuvante, não deve ser nunca o personagem principal.

clear drinking glass with orange juice
Photo by No Revisions / Unsplash

Além disso, vou dar prioridade mais aos drinks (inclusive aprender a fazer drinks) do que para as bebidas puras.

Volto no final do ano para comentar quais os meus progressos nessa meta.